As cavernas mais surpreendentes do planeta. - O Tipity

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 11 de fevereiro de 2017

As cavernas mais surpreendentes do planeta.

Como sabemos, as cavernas são uma das partes mais lindas e surpreendentes do nosso planeta. Elas podem conter paisagens incríveis e nos proporcionar uma experiência agradável e incomum. Vamos dar uma olhada em 10 cavernas surpreendentes do nosso planeta.

01. Grutas de Škocjan - Eslovênia



As Grutas de Škocjan são um sistema de grutas e passagens subterrâneas com mais de 6 km de comprimento e atingindo mais de 200 m de profundidade. Situam-se na região do Carso e em 1986 foram declaradas como Patrimônio Mundial Natural e Cultural da UNESCO.


Site Oficial - Inglês

02. Caverna do Fantasma - Venezuela



Conhecida como “La Cueva del Fantasma”, é uma gruta situada no sul da Venezuela, numa das zonas geologicamente mais ricas da Terra. É grande o suficiente para que 2 helicópteros voem lá dentro e aterrem sem problemas perto da enorme cascata.


Mais Informações - Espanhol

03. Caverna do Mamute - Kentucky - EUA



É a mais extensa e mais intrincada rede conhecida de cavernas, grutas e túneis naturais do mundo, o Mammoth Cave System, com cerca de 591 km explorados. Este conjunto espeleológico é um exemplo característico de formações à base de rochas sedimentares. O parque abriga em sua rede subterrânea uma flora e fauna variada, incluindo várias espécies em extinção, além de grande quantidade de fósseis.


Site Oficial - Inglês

04. Caverna Carlsbad - Novo México - EUA



Carlsbad Caverns National Park, é uma área do Deserto de Chihuahua, no sudeste do Novo México , Estados Unidos, perto da base das montanhas de Guadalupe (um segmento da montanhas de Sacramento ). Foi criado em 1923 como monumento nacional, designado um parque nacional em 1930, e proclamado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1995. O parque tem uma superfície de 189 quilômetros quadrados e 83 cavernas individuais, incluindo Carlsbad Cavern, homônimo do parque.


Site Oficial - Inglês

05. Caverna do Fosso Fantástico - Geórgia - EUA



É um poço com quase 180 m de profundidade localizado no interior da Caverna de Ellison, é o fosso natural mais profundo dos EUA. Uma pedra lançada em seu interior gasta quase 10 segundos para atingir o fundo deste fosso.


06. Caverna da Flauta de Junco (Reed Flute Cave) - China



Localizada a cinco quilômetros do centro da cidade de Guilin, China, o interior desta caverna, corropida pela água, é um mundo espetacular de estalactites, colunas de pedras e formações rochosas criadas pela deposição de carbonato e iluminadas por luzes coloridas ao longo dos seus 240 m de comprimento. O nome da caverna deriva dos pés de junco, que existem fora dela, com os quais as pessoas fazem flautas.


Mais Informações - Inglês

07. Cavernas de Gelo de Eisriesenweit - Áustria



O Eisriesenwelt é uma forma natural de calcário e caverna de gelo localizado em Werfen, Áustria, a cerca de 40 km ao sul de Salzburg. A caverna é dentro da montanha Hochkogel na secção Tennengebirge dos Alpes. É a maior caverna de gelo no mundo, de comprimento superior a 42 km e visitado por cerca de 200.000 turistas por ano.


Site Oficial - Inglês

08. Caverna de Waitomo Glowworm - Nova Zelândia



A Caverna Waitomo Glowworm certamente é um dos lugares mais mágicos e surpreendentes do nosso planeta, onde é possível desfrutar de um fenômeno natural, único e espetacular. Um lugar que mistura realidade e fantasia, onde milhões de vermes luminescentes vivem em suas galerias. Waitomo está Localizado a 200 km de Auckland, sendo uma das grandes atrações turísticas da região sul de Waikato, na Ilha Norte da Nova Zelândia. A palavra "Waitomo" vem da língua maori; "wai" significa água e "tomo" significa buraco. Trata-se basicamente de um conjunto de cavernas de rocha calcária, originadas há mais de 30 milhões de anos, compostas por diferentes restos de fósseis como corais, conchas, e esqueletos de peixes. As formações calcárias de Waitomo foram criadas ao longo dos milhões de anos de contato entre a água subterrânea e as camadas de calcário. As principais cavernas são a Caverna de Waitomo Glowworm, a Caverna de Ruakuri, a Caverna de Aranui e a Caverna de Gardner, conhecidas também por causa das suas estalactites e estalagmites. Há cerca de 300 cavernas em Waitomo, mas não são as formações geológicas que fazem do país uma maravilha subterrânea, sua principal atração, além da sua beleza natural, é o inquilino que mora em algumas de suas cavernas, o "Glowworm" ou Arachnocampa Luminosa, um inseto bioluminescente que em sua fase larval, semelhante ao mosquito, emite uma luz brilhante que atrai suas presas.


Site Oficial - Inglês
Site Oficial - Português

09. Caverna de Majlis Al Jinn - Omã



A caverna está localizada em uma área remota do Planalto Selma a 1.380 metros acima do nível do mar, no Sultanato de Omã , a 100 km a sudeste de Muscat. Majlis al Jinn é uma única câmara, medindo cerca de 310 metros por 225 metros, com um teto abobadado com 120 metros de altura e três entradas no telhado. O telhado totalmente suspenso possui cerca de 40 metros de espessura sobre a maior parte da caverna. A parte mais profunda da caverna é de 178 metros abaixo do topo da entrada mais alta. O volume da câmara é de aproximadamente 4.000.000 metros cúbicos e a área útil é de 58.000 metros quadrados.


Mais Informações - Inglês

10. Caverna dos Cristais - México



Caverna dos Cristais (em castelhano Cueva de los Cristales) é uma caverna situada na mina de Naica no estado mexicano de Chihuahua. Esta caverna, com dimensões aproximadas de 10 por 30 metros, contém no seu interior cristais gigantes de selenite, alguns dos maiores cristais naturais já encontrados no mundo. O maior cristal tem 11 metros de comprimento (algumas fontes alegam ter 12 metros), 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 55 toneladas. O ambiente no interior da caverna é extremamente agressivo, com a temperatura a atingir máximos de 58 °C e 90 a 100 % de umidade.


Site Oficial - Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here