Os 10 maiores buracos naturais do mundo - O Tipity

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Os 10 maiores buracos naturais do mundo

Sumidouros? Porta para o inferno? Não importa a denominação que recebam, são apenas um buraco na superfície topográfica causada pela remoção do solo ou rocha, pela água. O tamanho e a profundidade de alguns destes buracos é surpreendente e podem variar de algumas centenas de metros de profundidade a mais de 100 km de diâmetro.
Os buracos gigantes existentes na Terra pertencem à classe dos mais impressionantes monumentos naturais e eles podem se formar lentamente ou de formar abrupta, tornando-os em um dos fenômenos mais intrigantes da face da Terra. Aqui estão 10 dos buracos mais incríveis existentes neste Planeta.

01. Cratera de Berezniki - Rússia




O buraco surgiu pela primeira vez em 1986, perto da cidade de Berezniki, Rússia, quando uma mina de potássio, existente nas proximidades da cidade, foi inundada e começou a entrar em colapso. O buraco agora ameaça engolir uma linha ferroviária e a base de vários edifícios existentes nas proximidades. O buraco tem atualmente 80 m de comprimento, 40 m de largura e 200 m de profundidade e continua crescendo. Este buraco pode não ser o maior ou o mais profundo existente no Planeta, mas é globalmente importante porque 10% da produção mundial de Cloreto de Potássio vem dessa área.

02. Cratera de Bimmah - Omã




Tirar o máximo de proveito de uma das grandes curiosidades da natureza - foi isto que os moradores de Bimmah, Omã, fizeram ao transformar este imenso buraco em um ponto turístico, na verdade, uma espécie de Parque Aquático em pleno deserto.

03. Buraco Azul - Belize




Localizado a cerca de 100 m da cidade de Belize, existe este buraco de 305 m dia diâmetro e 123 m de profundidade que faz parte de um sistema chamado de Lighthouse Reef que durante a a última era Glacial servia de entrada para um sistema de cavernas - atualmente é um ponto turístico que atrai centenas de mergulhadores todos os anos.

04. Cratera na cidade de Guatemala




Este buraco surgiu repentinamente no dia 23 de Fevereiro de 2007, engoliu várias casas e pelo menos três pessoas desapareceram e nunca mais foram encontradas.

05. Cratera na cidade de Guatemala II



Uma outra cratera enorme surgiu na periferia da cidade de Guatemala no dia 30 de Maio de 2010 por ocasião da passagem do Tufão Agatha, felizmente os danos foram apenas materiais.

06. Buracos de Mount Gambier - Austrália



Mount Gambier é a segunda maior cidade do Sul da Austrália muito rica em recursos naturais, incluindo uma imensa rede de vulcões e crateras que formam lagos azuis localizados no interior de diversas cavernas que atraem centenas de mergulhadores todos os anos.

07. Neversink Pit - Alabama - EUA




É uma cratera formada em uma montanha de calcário no Alabama com cerca de 15 m de profundidade e que abriga uma espécie rara de samambaia. O buraco foi comprado na década de 90 por um grupo de espeleólogos a fim de preservá-lo para as gerações futuras.

08. Buraco do Diabo - Texas - EUA




É uma cratera de aproximadamente 170 m de profundidade que foi descoberto pelo antigos colonos Anglo Saxões em 1867, atualmente ele é reconhecido como um patrimônio natural e protegido pelo governo norte americano.

09. O Cenote Ik Kil - México




Localizado no parque ecológico de Ik Kil, é chamado de "Sacred Azul Cenote", um círculo perfeito com uma vegetação exuberante e muitas cachoeiras. CENOTE em espanhol significa "bem natural".

10. A Cratera de Winter Park - Floórida - EUA




Em Maio de 1981, durante um período chuvoso, uma enorme cratera se abriu debaixo da piscina pública da cidade. Em um único dia o buraco atingiu a largura de 98 m e 27 m de profundidade, destruindo uma concessionária de veículos importados, uma piscina pública, uma grande parte da avenida Denning Drive e uma residencia de dois andares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here